Varoufakis ao lado de Portugal e Espanha contra as sanções

Yanis Varoufakis, ex-Ministro das Finanças da Grécia, que fundou o movimento Diem25, publicou um artigo de opinião no site oficial do movimento onde se mostra solidário com Portugal e Espanha contra a intenção de sanções da União Europeia.

VaroufakisPara Varoufakis as metas definidas pela União Europeia para Portugal e Espanha são inalcançáveis e “tais medidas só iriam aprofundar as crises económicas nestes países e levar mais cidadãos para o campo antieuropeu”. No dia em que a Comissão Europeia aliviou para já a pressão sobre o governo português, o ex-ministro do Syriza pediu a Bruxelas que “pare de ameaçar”.

O economista considera ainda que as metas “não têm sentido macroeconómico” e que por isso Bruxelas deve travar “a simulação de afogamento financeiro/orçamental de Itália, Espanha e Portugal agora”. Para o movimento que encabeça, a pressão da União Europeia só vai criar mais dificuldades aos países visados, não trazendo qualquer tipo de melhorias.

Assim, o movimento que pretende “democratizar a Europa” apela a que “a Comissão Europeia acabe ou desista de todas as ameaças para sancionar os governos de Espanha e Portugal com medidas punitivas”. Para Varoufakis, “a União Europeia será democratizada e as suas políticas económicas serão humanizadas. Caso contrário, irá desintegrar-se”, afirma.

Descomplicador:

Yanis Varoufakis, ex-Ministro das Finanças da Grécia, voltou a abordar a situação portuguesa. Em nome do movimento europeu que fundou, Varoufakis pede a Bruxelas que pare com a pressão a Portugal e Espanha, afirmando que “tais medidas só iriam aprofundar as crises económicas nestes países e levar mais cidadãos para o campo antieuropeu”.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *