Desvio da Caixa é de “apenas” 1350 milhões de euros

O apenas surge entre aspas porque continua a ser muito dinheiro. Ainda assim, segundo apurou o Económico, é bem menos do que o valor dito ontem por Mário Centeno na Comissão Parlamentar de Orçamento e Finanças. O ministro com a tutela financeira disse existir um “desvio do plano de negócios” na ordem dos 3 mil milhões de euros.

Mário CentenoSegundo avança o Económico, o desvio real é de 1350 milhões de euros, que pode chegar aos 3 mil milhões caso se cumpram as previsões até 2018. Mário Centeno falava do acumulado de resultados operacionais, entre 2014 e 2017, que só podem ser verificados em 2018, pelo que o valor pode mesmo chegar aos 3 mil milhões embora para já o desvio efectivo seja menor.

A previsão de desvio operacional para os anos de 2016 e 2017 é de 1650 milhões de euros, o que totalizam assim os 3 mil milhões anunciados ontem por Mário Centeno na Comissão de Orçamento e Finanças da Assembleia da República. Este desvio verifica-se face às previsões entregues à União Europeia aquando da ajuda do estado que a Caixa recebeu em 2012.

Na Comissão de Orçamento e Finanças, António Leitão Amaro, deputado do PSD tinha respondido no imediato a Mário Centeno, dizendo que “não corresponde a um buraco”, mas sim a um “eventual desvio nas rendibilidades futuras”, acusando ainda o responsável pelas finanças de “misturar alhos com bugalhos”.

Descomplicador:

Mário Centeno anunciou um desvio na Caixa Geral de Depósitos de 3 mil milhões de euros, mas hoje o Económico esclarece que contabilizados estão “apenas” 1350 milhões e que o restante são previsões para 2016 e 2017.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *