Panorama #18 – O Estado da Nação

Esta semana, acompanhámos ao minuto o debate do Estado da Nação no Parlamento, e deixamos-te os sons que marcaram este plenário. O debate durou quatro horas e foi aquecendo: acesas trocas de argumentos, apupos e muitas criticas entre a esquerda e a direita. Em cima da mesa estiveram temas como o actual estado económico e social do país, as sanções de Bruxelas, e as metas orçamentais. A comentar os últimos assuntos da política, tivemos connosco o deputado socialista Pedro Delgado Alves.

Lá fora, o líder do partido independentista britânico demitiu-se. Nigel Farage foi a principal figura que lutava pelo Brexit e diz que sai porque já cumpriu o objectivo que tinha: tirar o Reino Unido da União Europeia. Farage, no entanto, continua no Parlamento europeu – pelo menos, enquanto o Reino Unido ainda estiver integrado nas instituições europeias.

Ainda na linha dos referendos, na Hungria vai realizar-se uma consulta pública sobre o plano de relocalização dos refugiados. Na origem deste referendo, marcado para o próximo dia 2 de Outubro, estão as quotas impostas por Bruxelas, que dizem que devem ser distribuídos 160 mil refugiados pelos diferentes estados-membros. Para ouvir aqui.

Sobre o Politicamente

Politicamente

O Politicamente é um podcast de política baseado no on-line. Todas as semanas, aos sábados, a Inês Ameixa e o Ruben Martins abordam as histórias que marcam a semana política. Para comentar o tema da semana abrimos o espaço para o comentário com um convidado. Aqui há lugar para o nacional, para o internacional e para as grandes histórias que fazem a actualidade política.

Através do iTunes e do Mixcloud, da Esquerda à Direita, são abordados todos os lados da política. Histórias que são política para os ouvidos!

Também disponível no iTunes

Publicado por: Politicamente

Rúben Martins e Inês Ameixa são os autores do Politicamente, um podcast semanal que aborda a actualidade politica. São ambos estudantes de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social em Lisboa. Rúben Martins é ainda director de programas na ESCS FM e director de informação da ESCS Magazine e Inês Ameixa é directora de informação da ESCS FM e editora-chefe da ESCS Magazine.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *