Ciudadanos dispostos a viabilizar Rajoy

O Ciudadanos de Albert Rivera está disposto a viabilizar a formação de um governo liderado por Mariano Rajoy do Partido Popular. Rajoy esteve ontem reunido com Rivera no âmbito das negociações para formar governo e hoje esteve já com Pedro Sanchez do PSOE.

albert riveraApesar de não estar disponível para estar ao lado de Rajoy, Albert Rivera deixou a porta aberta a uma viabilização do governo, embora se mantenha na oposição durante a legislatura. O encontro não foi conclusivo mas deixa assim boas perspectivas para uma relação entre os dois partidos.

Ainda assim, Rivera disse ontem que não espera que o PSOE, o PP e o Ciudadanos se consigam entender os três e hoje Pedro Sanchez fechou já a porta a uma viabilização de um executivo do Partido Popular. Os assentos do Ciudadanos (32), não são suficientes para que o PP consiga viabilizar o seu executivo.

“Não estaremos no Governo mas como somos responsáveis, caso se concretize um Governo de Rajoy, estamos dispostos a negociar e a fazer acordos”, disse o lider dos C’s como é também conhecido o partido com sede na Catalunha. Para já, Mariano Rajoy elogiou o tom “construtivo” e de “clima positivo” evidenciado pelo partido de Rivera.

Mariano Rajoy vai reunir-se com os líderes de todos os partidos, sendo que para a imprensa espanhola, o encontro com o Unidos Podemos, encabeçado por Pablo Iglesias deverá ser apenas protocolar, não existindo qualquer esperança no encontro entre ambos.

Descomplicador:

Albert Rivera, lider do Ciudadanos, deixou a porta aberta a uma viabilização do governo de Mariano Rajoy em Espanha. Ainda assim, a abstenção do Ciudadanos não é suficiente para que o Partido Popular consiga tomar posse mesmo que com um executivo minoritário.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *