António Guterres sai “por cima” do debate das Nações Unidas

Este é o acto eleitoral da Organização das Nações Unidas (ONU) mais publico de sempre. Ontem decorreu em directo na Al Jazeera um debate entre dez dos doze candidatos à liderança da ONU e António Guterres foi um dos candidatos que mais “pontos” ganhou.

António GuterresForam dez questões colocadas aos dez candidatos à sucessão de Ban Ki-Moon e Guterres arrancou o primeiro aplaudo quando disse que não estava presente para “criticar o trabalho do predecessor, que fez um trabalho fantástico”. O ex-Primeiro-Ministro português é um dos favoritos à conquista do lugar e ontem justificou o porquê ao ter sido dos que arrancou mais aplausos.

António Guterres disse que o mundo “precisa urgentemente de liderança de valores”, apostando no combate ao sofrimento humano em zonas de conflito, no extremismo violento, na discriminação contra as mulheres, no aumento da xenofobia, nos mais de 800 milhões de pessoas que lutam contra a pobreza extrema e nos cerca de 60 milhões de deslocados em todo o mundo, bem como em respostas às alterações climáticas e desenvolvimento sustentável, como principais linhas de actuação.

O também ex-Alto Comissário para os Refugiados foi o único a falar em Inglês e Francês, tendo debatido com Vesna Pusic, da Cróacia, Susana Malcorra, da Argentina, Vuk Jeremic, da Sérvia e Natalia Gherman, da Moldávia, num debate que foi dividido em dois grupos.

Descomplicador:

António Guterres participou ontem à noite num debate com dez dos doze candidatos à liderança na ONU e que foi transmitido pela Al Jazeera. O candidato português dos mais aplaudidos e foi o único em falar em Inglês e Francês.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *