Deputado do CDS abandona cargos em ruptura com Assunção Cristas

O deputado centrista Abel Baptista anunciou recentemente que vai abandonar todos os cargos que ocupa no partido em ruptura com a líder, Assunção Cristas. O deputado e dirigente distrital de Viana do Castelo esperava ser o escolhido como cabeça-de-lista para as autárquicas de Ponte de Lima, mas a orientação da direcção nacional do partido foi outra.

Abel BaptistaSegundo revela o Publico, estudos internos apontam o actual presidente da autarquia, Vitor Mendes, como o melhor nome para encabeçar a lista do CDS que chefia a autarquia já há vários anos. Abel Baptista tinha esperança que fosse o escolhido, mas tendo em conta que tal não aconteceu entrou em ruptura com Assunção Cristas, optando assim pela saída de todos os cargos do partido.

A renúncia ao mandato de deputado terá assim efeitos a partir de 15 de Setembro, altura em que dará lugar a Isilda Araújo Novo, o nome que se segue afecto ao CDS nas listas da coligação Portugal à Frente. Abel Baptista vai deixar assim não só o lugar de deputado, como a liderança da distrital de Viana do Castelo e da concelhia de Ponte de Lima.

Abel Baptista regressará assim ao seu emprego antigo, como técnico superior da Câmara Municipal de Lamego. Ao Publico, Assunção Cristas disse apenas que “a minha palavra é de elogio, fez um trabalho de grande empenho e de grande profissionalismo”. O deputado cessante do CDS foi um dos primeiros apoiantes de Nuno Melo na candidatura à liderança do CDS mas acabou depois por aceitar integrar a Comissão Politica Nacional liderada por Assunção Cristas.

Na sua página do Facebook, Abel Baptista confirmou que “no próximo dia 15 de setembro, regressarei à minha vida profissional colocando fim a mais de 23 anos de serviço público, sob a bandeira do CDS”, acrescentando ainda que “em breve darei todas explicações sobre esta minha saída, bem como que tipo de intervenção pública estarei disponível para fazer, mas a certeza de que não me anularei na minha qualidade de cidadão responsável e atento”.

Descomplicador:

O deputado do CDS, Abel Baptista, não gostou de ter sido preterido pelo partido nas listas das próximas autárquicas em Ponte de Lima e vai assim abandonar todos os cargos que ocupa no partido. Abel Baptista era deputado do CDS há onze anos e é ainda presidente da distrital do partido em Viana do Castelo e da concelhia de Ponte de Lima.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *