Ex-ministro da Saúde para liderar a Concertação Social

Foi Ministro da Saúde com António Guterres e anos mais tarde com José Sócrates. António Correia de Campos será o próximo líder do Conselho Económico e Social (CES), conhecido também como a concertação social. O acordo parece ter sido alcançado entre PS e PSD depois de vários meses de avanços e recuos.

Correia de CamposSilva Peneda estaria até interessado em regressar ao cargo que ocupou antes de ir para Bruxelas assessorar Juncker, mas acabou por ser Correia de Campos o escolhido, segundo avançou o Expresso ao inicio da tarde. A eleição para a qual são necessários dois terços dos votos está agora marcada para Sexta-Feira, 20 de Julho.

Correia de Campos vai assim substituir Luis Filipe Pereira que tinha assumido a liderança de forma interina desde a saída de Silva Peneda há mais de um ano. A terceira tentativa é assim a última que os deputados têm para chegar a consenso para os chamados órgãos externos ao Parlamento.

Também para o Tribunal Constitucional, onde Sousa Monteiro terminou o mandato na semana anterior, foi já escolhido o próximo nome. Manuel Costa Andrade, histórico do PSD e professor na Universidade de Coimbra será o nome proposto pelo Parlamento ao Palácio Ratton e que ao que tudo indica será aprovado pelos seus pares sem dificuldades de maior.

Os dois maiores partidos da Assembleia da República chegaram ainda a acordo no que toca aos nomes a enviar para o Conselho Superior de Magistratura e para a Entidade Fiscalizadora do Segredo de Estado. João Soares, do PS e Teresa Leal Coelho, do PSD serão os nomes que vão integrar o órgão liderado pelo vice-almirante José Torres Soveral.

Descomplicador:

Correia de Campos, ex-Ministro da Saúde de Guterres e de José Sócrates, será o próximo presidente da concertação social, após acordo entre PS e PSD. Manuel Costa Andrade, militante do PSD foi o nome escolhido para liderar o Tribunal Constitucional.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *