Marcelo autoriza levantamento do sigilo para clarificar Cavaco Silva

Antes do inicio de mais uma edição da Quadratura do Circulo, na SIC Noticias, António Lobo Xavier telefonou a Marcelo Rebelo de Sousa a pedir autorização para levantar o dever de sigilo por forma a repor a verdade sobre o que tinha sido dito por Cavaco Silva, ex-Presidente da República. Marcelo deu autorização e Lobo Xavier contou a história.

António Lobo XavierSegundo revela o Expresso, a única forma de poder levantar o segredo de sigilo depende da autorização do Presidente da República e foi assim que Lobo Xavier telefonou a Marcelo Rebelo de Sousa para “em nome da verdade e da justiça”, repor a verdade sobre as declarações de Aníbal Cavaco Silva sobre o sensível tema das sanções.

António Lobo Xavier, um dos conselheiros de estado, indignou-se com as noticias que circularam alegando que Cavaco Silva tinha legitimado as sanções e quis assim esclarecer o assunto, aproveitando a Quadratura do Circulo, onde divide painel com Pacheco Pereira e Jorge Coelho, para o fazer.

O Publico tinha avançado ontem que Cavaco Silva tinha “estragado” a unanimidade no Conselho de Estado sobre o tema das sanções, tendo até legitimado o processo. Mais tarde, o Expresso deu conta precisamente do contrário, dizendo que Cavaco Silva tinha concordado com o clima geral do Conselho de Estado. Incomodado com a situação, Lobo Xavier contactou Marcelo pelas 21h para pedir o levantamento do sigilo, o que foi autorizado pelo próprio Presidente da República.

A questão do levantamento do sigilo do Conselho de Estado não é inédita e aconteceu em 2000, quando Álvaro Cunhal colocou em causa um tema trazido a lume também por Cavaco Silva, que pediu a Jorge Sampaio para libertar a acta da reunião. Jorge Sampaio pediu inúmeros pareceres jurídicos e a tese de que só o Presidente da República podia levantar o sigilo foi a que prevaleceu.

Descomplicador:

António Lobo Xavier pediu ontem, antes do programa Quadratura do Circulo, o levantamento do sigilo do Conselho de Estado a Marcelo Rebelo de Sousa, para que pudesse esclarecer a tomada de posição de Cavaco Silva sobre as sanções. As noticias veiculadas no dia anterior tinham deixado Lobo Xavier incomodado.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *