Netflix produz filme sobre os Panama Papers

O gigante de distribuição de filmes e séries, Netflix, anunciou recentemente que vai apostar na produção de um filme sobre os Panama Papers. A empresa norte-americana quer abordar a “história politica mais importante dos últimos tempos”. Para já não são conhecidos ainda os autores principais, embora esteja já escolhida a base da história.

NetflixA produção do filme estará a cargo de John Wells, produtor e realizador do filme “Love & Mercy”. A história terá como base o livro publicado pelos dois jornalistas do Süddeutsche Zeitung, que investigaram o caso Panama Papers desde o seu inicio.

Os direitos do livro “The Panama Papers: Breaking the Story of How the World’s Rich and Powerful Hide Their Money” foi assim adquirido pela Netflix, segundo anunciou Ted Sarandos, responsável pela área de conteúdos da gigante de streaming.

Os dois jornalistas autores do livro foram os únicos a ter contacto directo com a fonte que cedeu os mais de 11 milhões de documentos da Mossack Fonseca, que geraram o escândalo dos Panama Papers e que depois foram investigados pelo Consórcio Internacional de Jornalistas, representado em Portugal pelo Expresso e pela TVI.

Para o responsável pelos conteúdos do Netflix, a compra dos direitos do livro garante à empresa a produção de um filme mais interessante face a projectos concorrentes que vão também surgir, como a adaptação do livro “Secrecy World” do jornalistas Jake Bernstein que também integra o consórcio.

Ted Sarandos considera que “esta é provavelmente a história política mais importante dos últimos tempos e imagino que vá haver diferentes histórias e diferentes ângulos”, acreditando que “a nossa será a definitiva”.

Descomplicador:

A Netflix, a gigante de streaming norte-americana, anunciou recentemente que vai produzir um filme sobre o caso Panama Papers. Embora não sejam ainda conhecidos os nomes principais do projecto, é sabido já que o produtor será John Wells e que a história terá como base o livro escrito pelos dois jornalistas que tiveram contacto directo com a fonte.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *