Coreia do Norte lança míssil para testar sistema norte-americano

A Coreia do Norte lançou recentemente um míssil balístico, uma movimentação que foi vista como um teste ao novo sistema antimissil que os Estados Unidos da América estão a instalar na Coreia do Sul. A informação foi avançada pelo Ministério da Defesa sul-coreano.

Coreia do NorteO míssil foi lançado em direcção ao Mar do Japão pelas 7h50 locais de 3 de Agosto. Este é o primeiro lançamento de misseis por parte da Coreia do Norte desde 19 de Julho, quando foram lançados dois misseis de curto alcance e um terceiro de médio alcance.

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul interpreta este lançamento como um teste da Coreia da Norte ao sistema antimissil que os Estados Unidos da América estão a instalar na Coreia do Sul. O míssil percorreu aproximadamente mil quilómetros, uma distância que surpreendeu os países vizinhos.

A NATO condenou já o lançamento, com o secretário-geral da estrutura, Jens Stoltenberg a pedir a Pyongyang que ponha fim a todos os testes com misseis e armas nucleares e que suspendam todas as acções provocatórias contra os países vizinhos.

As relações entre a Coreia do Norte e os países vizinhos estão permanentemente em tensão e a instalação de um novo sistema antimissil pode levar o regime de Kim Jong-Un a iniciar uma nova fase mais activa no que toca aos testes balísticos e nucleares.

Descomplicador:

A Coreia do Norte lançou um míssil que percorreu aproximadamente mil quilómetros e caiu no Mar do Japão. Este lançamento é visto pela Coreia do Sul como um teste de Pyongyang ao novo sistema antimissil que os Estados Unidos estão a instalar na região.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *