Tsipras convida Portugal para mini-cimeira dos países do Sul

O Primeiro-Ministro grego, Alexis Tsipras convidou Portugal para participar numa mini-cimeira que a Grécia vai promover em Setembro. A ideia de Tsipras é reunir os chamados países do Sul para debater o futuro da União Europeia antes da cimeira da UE.

Alex TsiprasO objectivo de Alex Tsipras é falar com Portugal, França, Itália, Espanha, Chipre e Malta sobre o futuro da União Europeia a nível politico, institucional e económico, procurando encontrar uma posição comum que defenda os interesses dos apelidados países do Sul.

Os chefes de estado destes seis países foram já convidados pelo governo grego a marcar presença nesta mini-cimeira, que pretende também debater as consequências do Brexit nestes países e em todo o espaço europeu.

Para já a reunião está apontada para 9 de Setembro, dias antes da cimeira da União Europeia que está agendada para 16 de Setembro em Bratislava, no entanto os países convidados ainda não confirmaram a disponibilidade para o dia proposto por Alexis Tsipras.

Descomplicador:

O Primeiro-Ministro grego Alexis Tsipras convidou Portugal para participar numa mini-cimeira que a Grécia pretende promover uma semana antes da cimeira de Setembro da União Europeia em Bratislava. O objectivo é que os países do Sul possam encontrar posições comuns.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *