Cristas pretende reactivar a Capela do Caldas

A presidente do CDS, Assunção Cristas, pretende reactivar a Capela do Caldas. A sede dos centristas no agora denominado Largo Adelino Amaro da Costa tem uma capela onde antigamente se rezava uma missa anual. Agora sem actividade regular, Assunção Cristas pretende recuperar essa tradição.

Capela do Caldas CDSSegundo avança o Expresso, a líder do CDS abordou já com o Patriarcado de Lisboa a situação da Capela do Caldas, por forma a saber como recuperar a actividade regular e a valorizar o património histórico que é o quarto do Padre Cruz, uma figura histórica da cidade.

A capela barroca localizada no palacete onde está instalada a sede do CDS está ornamentada com talha dourada e azulejos oitocentistas, para além do quarto do Padre Cruz, onde faleceu em 1948 e que é local de devoção tendo em conta a fama do pároco.

Ao Expresso, Assunção Cristas revelou que logo no inicio do seu mandato abordou de forma informal com D. Manuel Clemente a questão da utilização da capela, bem como da possibilidade de organizar visitas regulares ao quarto do padre.

“Propus que fosse feito um protocolo para a capela ser gerida pela paróquia e pelo patriarcado. Queremos devolvê-la para poder ser utilizada para culto e para fins culturais”, disse Assunção Cristas ao semanário. Assunção Cristas revela ainda que semanalmente deslocam-se pessoas à sede dos centristas a pedir para visitarem o quarto do Padre Cruz.

A ideia da líder do CDS é que as visitas possam funcionar de forma autónoma ao funcionamento normal da sede do partido. Quanto às celebrações religiosas, uma das últimas que se realizou foi no aniversário da morte de Adelino Amaro da Costa, pretendendo o partido dar outra dinâmica ao local.

Descomplicador:

Assunção Cristas pretende reactivar a Capela do Caldas, na sede do CDS, bem como autonomizar as visitas ao quarto do Padre Cruz, uma figura histórica da cidade de Lisboa e que semanalmente leva pessoas à sede dos centristas.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *