Estado Islâmico capturou três mil pessoas num dia

O alerta partiu do Alto Comissariado para os Refugiados das Nações Unidas. O Estado Islâmico capturou na passada Quinta-Feira três mil pessoas no Iraque que se encontravam em fuga de uma região fustigada por ataques. Fortes bombardeamentos em Hawiga motivaram esta debandada.

Estado Islâmico 3“Esta manhã recebemos relatos de que o Estado Islâmico capturou a 4 de Agosto até 3.000 deslocados” diz o comunicado da Organização das Nações Unidas, que dá conta que os cidadãos fugiam da zona centro-norte do Iraque para Kirkuk.

O Alto Comissariado para os Refugiados acrescenta ainda que confirmou estas denúncias junto das autoridades locais e em conversas com alguns dos deslocados. Fortes bombardeamentos nos dias 20 e 21 de Julho em Hawiga motivaram estes movimentos de inúmeras famílias.

Apesar desta captura de três mil deslocados, as informações continuam a indicar que o Estado Islâmico tem vindo a perder força quer no Iraque quer na Síria, com o apoio dos Estados Unidos da América, que reforçaram recentemente as acções militares no local.

A ONU avança que no final de 2016, aproximadamente 11 milhões de iraquianos necessitem de ajuda humanitária. Desde 2014, três milhões de iraquianos mudaram de local e cerca de 220 mil procuraram estatuto de refugiados noutros países.

Descomplicador:

A ONU denunciou que o Estado Islâmico capturou num só dia três mil deslocados no Iraque que fugiam de uma zona do centro-norte do país devido a fortes bombardeamentos. No final do ano estima-se que 11 milhões de iraquianos necessitem de ajuda humanitária.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *