Catástrofe na Madeira? Sim para o Facebook, para o PM e o PR

As últimas horas foram inundadas com as dramáticas imagens dos incêndios na ilha da Madeira. O Funchal tem sido fustigado pelas chamas ao longo dos últimos dias, provocando três mortes, perto de mil desalojados e o fim de edifícios históricos como centros comerciais e até o hotel Choupana Hills. Nas últimas horas a imprensa internacional despertou para o flagelo que se vive e o Facebook activou a função “Safety Check”. Será esta uma métrica da tragédia que se vive?

Safety Check Facebook Madeira FunchalA função “Safety Check” do Facebook é activada pela empresa apenas quando ocorrem grandes catástrofes com repercussões internacionais. Foi assim em quase todos os atentados que ocorreram nos últimos anos, bem como em sismos de grande dimensão ou em inundações. Ontem foi a vez do Funchal também ter disponível esta função.

Lançado em 2014, a função “Safety Check” do Facebook disponibiliza junto dos contactos da rede social a possibilidade de informarem os amigos que se encontram seguros nos locais onde estão a ocorrer catástrofes. O Facebook determina através das informações disponibilizadas pelo utilizador, ou da localização do dispositivo, se o utilizador se encontra numa área abrangida pelo flagelo, activando assim a possibilidade de se assinalar como “seguro”.

Para os incêndios que têm deflagrado na Madeira, a função do “Safety Check” está disponível AQUI

António Costa e Marcelo a caminho da Madeira

Entretanto, tanto o Primeiro-Ministro, António Costa, como o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alteraram as suas agendas para estarem o mais rapidamente possível na Região Autónoma da Madeira. Marcelo Rebelo de Sousa viajará ainda hoje, partindo durante a tarde para o Funchal.

António Costa viajará apenas na Quinta-Feira, tendo a sua agenda coordenada com a de Marcelo. António Costa vai reunir-se na Quinta-Feira com o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque e com os presidentes das três autárquicas mais afectadas pelos incêndios.

Segundo avança a Agência Lusa, Marcelo Rebelo de Sousa, que se encontra em Gouveia, regressará ainda hoje ao continente, depois de estar no Funchal durante algumas horas. Já a Ministra da Administração Interna ficará por Portugal continental onde se deslocará a algumas das áreas mais afectadas pelos incêndios.

Descomplicador:

O Facebook activou a verificação de segurança para as pessoas que se encontravam na Madeira. Entretanto Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa coordenaram já as suas visitas à Região Autónoma fustigada pelos incêndios.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *