Procuradoria-Geral da República abre inquérito ao caso Galp

A Procuradoria-Geral da República abriu um inquérito ao caso Galp segundo avança o jornal Expresso na sua edição impressa. A viagem de Fernando Rocha Andrade, Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais ao Euro2016, levou o Ministério Público a abrir um inquérito.

Fernando Rocha AndradeA PGR disse ao Expresso que “os elementos recolhidos pela Procuradoria-Geral da República foram enviados ao Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa para inquérito, tendo em vista aferir se existe, ou não, eventual ilícito criminal”, cabendo agora ao DIAP analisar as informações recolhidas pela PGR.

Poucos dias depois do escândalo ter rebentado, a Procuradoria-Geral da República disse que estava atenta às informações que iam surgindo e que iria abrir um inquérito caso as informações revelassem indícios de ilícitos criminais.

Para além de Fernando Rocha Andrade, também João Vasconcelos, Secretário de Estado da Indústria e João Oliveira, Secretário de Estado da Internacionalização, viajaram a convite da Galp, embora o caso de Rocha Andrade se tenha revestido de maior polémica visto ser Rocha Andrade o responsável governamental num diferendo com a petrolífera.

O caso foi trazido a publico pela revista Sábado há duas semanas, sendo que nos dias seguintes foram descobertos outros nomes de governantes que também integraram essa viagem. Mais tarde, dois autarcas, de Sines e Santiago do Cacém, também confirmaram terem viajado a convite da Galp.

Descomplicador:

A Procuradoria-Geral da República enviou ao DIAP os indícios que recolheu sobre o caso da viagem de Fernando Rocha Andrade ao Euro2016 motivou a abertura do inquérito para averiguar se existem ilícitos criminais.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *