Reino Unido prepara protecção dos europeus que residem no país

O Reino Unido vai criar um grupo de trabalho para analisar a forma que o país tem para proteger os cidadãos europeus que residam actualmente no país. O grupo de trabalho será liderado por uma deputada trabalhista.

Reino Unido União EuropeiaGisela Stuart, deputada responsável pelo grupo de trabalho, admitiu recentemente em entrevista à BBC que os cidadãos europeus que se encontram actualmente no Reino Unido estão numa espécie de “limbo” depois da vitória do Brexit no referendo.

O grupo de trabalho vai incluir membros de vários partidos, embora responda ao British Future, um centro de investigação de centro-esquerda e tem como objectivo analisar o estatuto legal que será atribuído aos cidadãos europeus depois da oficialização da saída do Reino Unido da União Europeia.

O Reino Unido abriu já a porta à criação de um estatuto especial, desde que da parte da União Europeia também exista vontade em criar um sistema idêntico para os britânicos que residam na Europa.

Apesar de ter feito campanha pela saída, Gisela Stuart considera que “existe um amplo consenso entre os cidadãos, os políticos e os empresários de que os europeus são bem-vindos e, por isso, o governo deveria ser claro sobre a situação”. Os resultados do estudo deverão ser publicados no Outono.

Descomplicador:

O Reino Unido vai criar um grupo de trabalho com deputados dos vários partidos para analisar o estatuto legal a atribuir aos cidadãos europeus que residam no país. O governo está disposto a criar um estatuto especial, desde que a Europa também o faça para os britânicos.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *