Jornalistas angolanos temem censura das redes sociais

O Conselho de Ministros de Angola aprovou a criação de uma Entidade Reguladora da Comunicação, que será controlada por militantes do MPLA, o partido de José Eduardo dos Santos. Os jornalistas angolanos temem que a nova entidade comece a censurar a utilização da internet.

José Eduardo dos SantosA Entidade Reguladora da Comunicação vai substituir o Conselho Nacional de Comunicação Social e terá como objectivo “garantir a objectividade e a isenção na informação, salvaguardar a liberdade de expressão e assegurar que a actividade dos media angolanos está em consonância com a Constituição”.

O Conselho Geral desta nova entidade será composto por onze elementos, sendo que cinco são nomeados pelo MPLA, dois pelos partidos da oposição, dois membros do governo e dois jornalistas indicados por organização do sector, o que garante que o partido de José Eduardo dos Santos vai controlar esta estrutura.

O site do jornalista Rafael Marques, Maka Angola, tem sido um dos principais críticos desta nova estrutura, afirmando que “os jornalistas vão passar a ser escolhidos pelo MPLA”, apelidando a Entidade Reguladora da Comunicação como a nova “Polícia da Comunicação Social”.

Rafael Marques disse ao The Guardian que esta entidade tem também como objectivo “controlar e censurar qualquer tentativa de activistas políticos usarem as redes sociais e a internet para alertar para os exemplos mais escandalosos de corrupção, nepotismo e abuso de poder”.

Descomplicador:

O governo angolano criou a Entidade Reguladora para a Comunicação, uma estrutura que será controlada pelo MPLA e pelo executivo de José Eduardo dos Santos. Os jornalistas angolanos temem agora censuras na internet.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *