Rajoy e Rivera chegam a acordo para formar governo

Mariano Rajoy, líder do Partido Popular, que venceu as eleições espanholas, chegou a acordo com Alberto Rivera, líder dos Ciudadanos e ao que parece o executivo popular terá condições para ser investido ao fim de dois actos eleitorais e de inúmeras reuniões de negociação.

albert riveraO debate de investidura está já agendado para 30 de Agosto e será decisivo para a tomada de posse de Mariano Rajoy. Caso as coisas voltem a falhar, Espanha voltará a ser chamada às urnas no Natal. Ainda assim, depois do acordo entre Rajoy e Rivera, é de esperar que o Partido Popular possa novamente e finalmente assumir os destinos do governo espanhol.

O líder do Ciudadanos tinha imposto seis condições para viabilizar o executivo de Mariano Rajoy e todas elas foram aceites pelo Primeiro-Ministro em exercício. Aos 137 deputados do PP, Albert Rivera juntará agora os seus 37 deputados, que viabilizarão a investidura do novo executivo espanhol.

Ainda assim, apesar dos votos favoráveis do PP, do Ciudadanos e do deputado da Coligação Canária, Rajoy fica a seis votos de garantir a maioria absoluta necessária para viabilizar o seu governo, necessitando que o PSOE de Pedro Sanchez se abstenha, o que parece difícil até ao momento.

Pedro Sanchez deverá convocar o Comité Federal dos socialistas caso tenha a intenção de viabilizar o executivo de Rajoy, correndo o risco de empurrar Espanha para um terceiro acto eleitoral consecutivo, o que poderá penalizar o partido, ainda mais, nas urnas. A outra opção é Pedro Sanchez assumir novamente a responsabilidade de tentar formar governo.

Descomplicador:

Mariano Rajoy já chegou a acordo com Albert Rivera para viabilizar o seu governo, mas continua a precisar da abstenção do PSOE para poder formar executivo, o que parece pouco provável. O debate está marcado para 30 de Agosto.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *