Alemanha pondera reintroduzir Serviço Militar Obrigatório

A Alemanha está a ponderar reintroduzir o Serviço Militar Obrigatório, na maior alteração da estratégia de defesa civil do país desde o fim da Guerra Fria. Constitucionalmente esta possibilidade ainda é viável pelo que a sua introdução depende apenas da vontade do governo.

NATO Forças Armadas Militares GuerraSeis anos depois de ter posto fim ao Serviço Militar Obrigatório a Alemanha está a ponderar reintroduzir esta estratégia, segundo uma reforma de defesa civil do país que será aprovada em Conselho de Ministros muito em breve.

Este código de defesa civil do país que será aprovado, constitui a maior reforma no sector desde o fim da Guerra Fria e prevê também a criação de um sistema de alertas seguro, bem como o reforço do Sistema Nacional de Saúde para fazer face a crises. Recorde-se que é nesta reforma que está também incluída a recomendação à população para armazenar água e comida em casa.

Em Novembro de 2015, Berta Cabral, ex-Secretária de Estado da Defesa, disse ao Panorama que quanto a Portugal, “o fim do serviço militar obrigatório em Portugal foi muito positivo e não creio que a questão se volte a colocar na conjuntura actual“, acrescentando que o país tem “um grande número de jovens militares que servem as forças armadas em regime de contrato por um período de cerca de sete anos e não tem havido dificuldade no recrutamento de jovens por forma a substituir os que anualmente terminam o seu contrato“.

Descomplicador:

A Alemanha está a ponderar reintroduzir o Serviço Militar Obrigatório após seis anos, na maior reforma do sector desde o fim da Guerra Fria. Em Novembro, a ex-Secretária de Estado da Defesa, Berta Cabral, disse ao Panorama que em Portugal o modelo actual funciona sem problemas.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *