Italianos com 18 anos recebem 500 euros para gastar em cultura

Os italianos que este ano completem 18 anos de idade recebem por parte do governo uma prenda de 500 euros para gastarem em cultura. Esta era uma promessa do Primeiro-Ministro italiano, Matteo Renzi e que será distribuída através de uma aplicação para smartphones.

Matteo RenziEsta era uma promessa de Renzi que este ano consegue materializar-se. Os italianos que cumpram 18 anos vão receber do governo um “abono de cultura”, que poderão ser utilizados ou em actividades ou em produtos culturais. O abono será dado aos jovens que nasceram em Itália ou que tenham um visto de residência.

O abono não será atribuído através de um cheque mas sim de uma aplicação mobile, a 18app que pode ser descarregada para os smartphones e que uma vez registado pode começar a descontar do plafond de 500 euros. A oferta é válida de 15 de Setembro, inicio do ano lectivo, até 31 de Dezembro.

O plafond pode ser descontado em museus, parques arqueológicos, teatros, cinemas, concertos, exposições, mas também em livros, segundo um pacote que será divulgado pelo Ministério dos Bens Culturais. O investimento de 290 milhões de euros abrange uma população superior a 574 mil jovens.

O governo diz que esta iniciativa tem como objectivo mostrar que Itália é “uma comunidade que dá as boas-vindas à idade adulta recordando o importante que é o consumo da cultura para o enriquecimento pessoal e para fortalecer o tecido social do país”.

Descomplicador:

O governo italiano vai atribuir um abono de cultura no valor de 500 euros a todos os jovens que completem este ano, 18 anos de idade. O abono será atribuído através de uma aplicação mobile e é válida para actividades e para a compra de bens culturais.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *