Eutanásia pode ir a votos ainda este mês

A despenalização da morte assistida é um tema que pode ir a votação no plenário da Assembleia da República já no regresso à actividade parlamentar. A petição que deu entrada no Parlamento com oito mil assinaturas será discutida e caso vá a votos contará com o apoio do Bloco de Esquerda e do PAN.

EutanásiaCaso o relatório da petição “Pelo Direito a Morrer” seja aprovado, a petição vai a votos no plenário do Parlamento, avançando assim o Bloco de Esquerda e o PAN com um projecto lei, segundo avança ao Correio da Manhã o deputado bloquista, José Manuel Pureza.

No grupo de trabalho que está a discutir esta petição, incluído na Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, foram ouvidos vários especialistas em direito como Costa Andrade, José Faria da Costa, Mafalda Miranda Barbosa, Teresa Beleza, José Souto Moura, Luiza Neto e Jorge Reis Novais.

Este e um tema considerado fracturante, embora o Bloco de Esquerda considere que “precisa de ser regulado pois é um direito fundamental”, os partidos à direita têm uma visão mais conservadora sobre esta matéria. O Partido Socialista tem um conjunto de deputados a favor da iniciativa.

Descomplicador:

A eutanásia pode ir a votação na Assembleia da República ainda este mês, caso a petição que deu entrada com oito mil assinaturas seja aprovada. O Bloco de Esquerda e o PAN apoiam a iniciativa, mas o tema gera controvérsia dentro de outros partidos.
Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *