“Marcelo está a mudar a função do Presidente da República”

A frase é do ex-presidente do PSD e actual comentador, Luís Marques Mendes. Para o advogado, Marcelo Rebelo de Sousa está a fazer um mandato à sua imagem, embora “mudando a natureza da função do Presidente da República”. O balanço é para já “positivo”.

Marques Mendes“Os poderes são os mesmos, mas a sua forma de interpretação e de aplicação é diferente, até parece que foram aumentados”, disse no passado Domingo, Marques Mendes, no seu comentário semanal na SIC. Para o comentador, o que Marcelo Rebelo de Sousa está a fazer é a “reequilibrar” os poderes do Presidente da República.

Ao contrário de esperar pelo seu poder de veto, para Marques Mendes, Marcelo adoptou uma outra estratégia que passa por “introduzir aqui alguma nuance em que veta, condiciona, antecipa-se, joga no poder mediático, tenta equilibrar as situação”, antecipando-se assim às intenções do governo.

Os índices de popularidade de Marcelo são também uma vantagem para o exercicio da sua função, dando “prestígio à função presidencial, à instituição Presidência da República e ao mesmo tempo reforça o poder de intervenção do Presidente da República”, diz Marques Mendes.

Descomplicador:

Luis Marques Mendes faz um balanço positivo do mandato de Marcelo Rebelo de Sousa, mas considera que o actual Presidente da República está a alterar a “natureza da função”, dando-lhe uma interpretação diferente da até dada pelo seus antecessores.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *