António Guterres vence mais uma das votações para a liderança da ONU

António GuterresAntónio Guterres soma e segue na disputa pela liderança da Organização das Nações Unidas (ONU). Na quarta votação o ex-Primeiro-Ministro português voltou a liderar com 12 votos de encorajamento e apenas dois votos contra, reduzindo face à votação anterior.

 

Segundo avançou uma correspondente da Reuters, Guterres somou apenas dois votos contra, quando na votação anterior tinha registado três e um voto de “não-opinião”. O voto negativo acabou por se transformar nesta votação num voto de encorajamento.

Dos 12 candidatos iniciais mantêm-se na corrida dez concorrentes, no entanto na penúltima votação, Miroslav Lajčák passou do penúltimo lugar para segundo, uma subida que gerou surpresa. Por norma, ao longo das votações, os candidatos com menos votos de encorajamento vão desistindo até que o Conselho de Segurança consiga chegar a um consenso.

Ainda assim, os votos do Conselho de Segurança são meramente indicativos, visto que quem decide o nome do próximo Secretário-Geral da ONU é a Assembleia Geral da organização. A próxima votação está agendada para 26 de Setembro, sendo que a Assembleia-Geral deverá decorrer durante o mês de Outubro.

Descomplicador:

António Guterres soma e segue na votação para a liderança da ONU. O ex-Primeiro-Ministro recolheu na votação de hoje 12 votos de encorajamento e apenas dois contra, uma melhoria face à votação anterior. A próxima votação está agendada para dia 26 de Setembro.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *