Vital Moreira também defende código de conduta para deputados

O constitucionalista Vital Moreira defende que o Partido Socialista deve avançar para a criação de um código de conduta para todos os agentes politicos, incluindo os deputados. Esta opinião vem no seguimento do código de conduta para os membros do governo depois da polémica com as viagens pagas pela Galp.

Vital MoreiraO ex-deputado do PCP e mais tarde eurodeputado pelo PS disse no seu blogue, Causa Nossa, que “há males que vêm por bem” ao referir-se ao caso das viagens da Galp e da criação do código de conduta que surgiu após a polémica. Para Vital Moreira esta era uma medida que devia ter sido aplicada logo no inicio do mandato de António Costa, por estar no programa do Partido Socialista.

Aliás, Vital Moreira diz que esta é uma ideia que tem vindo a defender há vários anos. Ainda assim, o constitucionalista defende que esta iniciativa não se deve ficar por aqui, mas sim ser “complementada” com outras.

“Generalizar a mesma solução a todos os titulares de cargos políticos, incluindo os deputados, e a todos os níveis de governo (nacional, regional e local)” é a proposta de Vital Moreira, que espera que seja o mesmo Partido Socialista a tomar a iniciativa. Vital Moreira defende também que é essencial avançar para a regulamentação do “lobbying” e que essa deve ser uma iniciativa que deve “partir da Assembleia da República”.

Descomplicador:

O constitucionalista Vital Moreira aplaude a criação do código de conduta para os membros do governo, mas defende que a iniciativa devia estender-se a todos os responsáveis politicos, incluindo aos deputados. O ex-deputado do PCP e eurodeputado do PS defende ainda que o Parlamento devia regulamentar a actividade de lobbying.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *