Sócrates anuncia queixa contra Carlos Alexandre em artigo de opinião

O ex-Primeiro-Ministro José Sócrates anunciou num artigo de opinião publicado no Diário de Noticias que vai processar o juiz Carlos Alexandre, depois da entrevista do magistrado à SIC onde referiu mais do que uma vez não ter “contas em nomes de amigos”.

José SócratesJosé Sócrates entende que a “alusão, que nada vinha a propósito, não pode deixar de ser entendida – como o foi por todos os que a viram – como uma cobarde e injusta insinuação baseada na imputação que o Ministério Publico me fez no referido processo”, adiantando que deu assim instruções aos seus advogados para apresentarem queixa do juiz “junto das autoridades competentes”.

O principal suspeito da Operação Marquês considera que “ao fazer tão grave e falsa insinuação o Sr. juiz evidenciou não ter a imparcialidade que é exigível a um juiz de instrução na condução deste processo”, considerando assim que Carlos Alexandre ter tido sempre “partido” no que toca ao caso onde é protagonista por ser o juiz responsável pela instrução do processo.

Para José Sócrates, a entrevista de Carlos Alexandre “configura um inqualificável abuso de poder”. A entrevista de Carlos Alexandre surge dias depois do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ter pedido mais contenção aos magistrados na comunicação em “órgãos informais”.

O Diário de Noticias esclarece ainda que o artigo de opinião foi publicado por sugestão do autor e não por convite do próprio órgão de comunicação social.

Descomplicador:

José Sócrates publicou hoje um artigo de opinião no Diário de Noticias onde informa que vai processar o juiz Carlos Alexandre, depois da entrevista do magistrado à SIC. Nessa entrevista Carlos Alexandre refere que não tem “contas em nome de amigos”, uma afirmação que Sócrates considera uma falta de imparcialidade.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *