FARC começam a libertar menores e preparam-se para ratificar o acordo

As FARC entregaram ontem ao Comité Internacional da Cruz Vermelha os primeiros grupos de menores que estavam na organização como combatentes. Os jovens serão entregues ao cuidado da Unicef e serão submetidos a testes físicos e psíquicos.

FARC

Os treze jovens entregues ao cuidado da Cruz Vermelha foram libertados em local desconhecido, por forma a proteger a sua identidade, passando agora para a alçada da Unicef. As primeiras indicações da Cruz Vermelha dizem que os jovens se encontram em bom estado físico, mas terão que ser submetidos a exames mais específicos para que possam depois iniciar o processo de integração na vida civil.

As FARC tinham anunciado em Fevereiro que tinham nas suas fileiras “apenas” 21 jovens com menos de 15 anos e que a idade de recrutamento passaria a ser a maioridade. A força colombiana sempre foi acusada de ter como grande base de combatentes vários jovens e mulheres que não tinham ainda atingido a maioridade.

A entrega de todos os menores era um dos pontos do acordo assinado entre o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e do presidente das FARC, Rodrigo Echeverri. O acordo entre o governo colombiano e a força armada será ratificado num referendo marcado para 2 de Outubro, enquanto as FARC vão reunir de 17 a 23 para ratificarem também este documento.

O acordo entre o governo e as FARC prevê a passagem da força armada a um partido politico e prevê ainda o trabalho comunitário como pena alternativa para os que confessarem os seus crimes, nomeadamente em trabalhos de desminagem. Apenas os que vierem a ser condenados como culpados por assassinatos, raptos e outras formas de violência é que poderão ser alvo de penas até 20 anos de prisão.

Descomplicador:

As FARC entregaram já trezes jovens menores de idade que estavam na estrutura como combatentes e que agora ficarão ao cuidado da Unicef que terá o papel de os integrar na vida cívil. O acordo final será ratificado a 2 de Outubro em referendo.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *