Sampaio e Marcelo juntos em “campanha” por António Guterres

Jorge Sampaio e Marcelo Rebelo de Sousa vão estar juntos em Nova Iorque para fazerem “lobbying” a favor da candidatura de António Guterres para a liderança da Organização das Nações Unidas (ONU). O ex-Presidente da República junta-se assim ao actual titular do cargo, numa demonstração de que a candidatura de Guterres é verdadeiramente um desígnio nacional.

sampaio

Marcelo e Sampaio vão aproveitar que a candidatura de Kristalina Georgieva não avançou para já, para fazerem mais pressão diplomática a favor de António Guterres. Georgieva era uma vontade de um conjunto de países, de onde se destacava a Alemanha, mas foi alvo de um “quase-veto” por parte da Rússia, levando o governo da Bulgária a manter o seu apoio a Irina Bulkova.

O apoio do governo búlgaro vai-se manter até à próxima votação do Conselho de Segurança da ONU, agendada para o dia 26 de Setembro. A votação de dia 26 será a última informal antes da Assembleia-Geral da ONU.

Marcelo Rebelo de Sousa encontra-se actualmente em Sófia, para participar num encontro do Grupo de Arraiolos, composto por Finlândia, Alemanha, Hungria, Eslovénia, Malta, Itália, Letónia e Polónia. A nível europeu não existe um consenso sobre o candidato a apoiar, com dois blocos a surgirem, sendo que a Alemanha é um dos países que mais pressão está a fazer para validar a candidatura de Georgieva.

Descomplicador:

Marcelo Rebelo de Sousa e Jorge Sampaio vão estar juntos em Nova Iorque para fazer “pressão” diplomática a favor da candidatura de António Guterres à Organização das Nações Unidas. A ideia é aproveitar para já a não candidatura de Kristalina Georgieva, que viu o seu nome vetado pela Rússia.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *