Câmara de Roma não quer organizar os Jogos Olímpicos de 2024

A presidente da Câmara de Roma, Virginia Raggi, retirou o apoio da cidade à candidatura aos Jogos Olímpicos de 2024. Para a líder da autarquia da capital italiana, a organização do mega-evento desportivo ia piorar as contas do povo italiano, optando assim por retirar o apoio da cidade à candidatura.

viriginia-raggi

Virginia Raggi anunciou a decisão em conferência de imprensa, ao dizer que “esta é a nossa posição: é irresponsável dizer sim a esta candidatura. Estamos a pedir ao povo de Roma e a toda a Itália para arcar com as dívidas acumuladas. Simplesmente, não apoiamos”, disse a líder da capital italiana. Raggi relembrou que o desporto foi um dos temas principais da sua campanha, mas que isso não será um motivo para “uma farra em torno da cidade”.

No inicio de Setembro, o presidente do Comité Olímpico Nacional de Itália, Giovanni Malago, tinha afirmado que caso a cidade retirasse o apoio à candidatura, o Comité Olímpico também iria retirar a candidata à organização dos Jogos de 2024. “Se até 7 de outubro a câmara municipal não o tiver garantido [o seu apoio] não podemos ir em frente” disse na altura o presidente do Comité Olímpico.

7 de Outubro é a data que o Comité Olímpico Internacional deu para apresentar mais detalhes sobre as candidaturas, e com a retirada do apoio da cidade de Roma à candidatura, é de esperar agora que o comité italiano retire a candidatura aos Jogos Olímpicos de Roma, depois de Virginia Raggi ter recordado que “dos 13 mil milhões de euros da dívida pública da cidade, mil milhões referem-se aos Jogos de 1960”.

Para além de Roma, cidades como Paris, Budapeste e Los Angeles também se candidataram à organização dos Jogos Olímpicos de 2024.

Descomplicador:

A presidente da Cãmara de Roma, Virginia Raggi, anunciou que a cidade não vai dar apoio à candidatura da cidade aos Jogos Olímpicos de 2024. Para Raggi, “é irresponsável dizer sim a esta candidatura”, explicando que mil milhões da dívida da cidade ainda dizem respeito aos Jogos de 1960.

 

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *