PCP tem vindo a perder militantes e dinheiro

O Partido Comunista Português tem estado a “arrumar a casa” para o congresso que se vai realizar a 2, 3 e 4 de Dezembro em Almada. No balanço politico dos últimos anos, os comunistas perderam militantes, militantes com quotas pagas e os resultados financeiros têm vindo a descer.

PCP Comicio Coliseu

Nos últimos quatro anos o PCP perdeu aproximadamente seis mil militantes, sendo que apenas 43% pagam quotas regularmente. Actualmente o Partido Comunista “conta com 54.280 membros”, justificando a perda de militantes com “uma redução indissociável do esclarecimento de situações no âmbito da ação de contacto com os membros do partido”, acrescentando ainda que “continua por clarificar a situação de dezenas de milhares de inscritos anteriores a 2003, parte dos quais pode vir a reingressar as fileiras partidárias”.

A par da perda de militantes, apenas 43% estão a pagar quotas, que corresponde a 1% do salário, mostrando-se no entanto satisfeito o partido por manter a sua base de militantes jovens (15%) e de operários (39%).

Quanto às contas, os relatórios publicados pelo PCP indicam “um valor médio anual negativo de cerca de 1 milhão e 82 mil euros”, superando os 200 mil euros de há quatro anos atrás e que o PCP considerou uma “situação insustentável”. Ainda assim, as receitas extraordinárias, correspondentes a subvenções, gestão de património e recolha de fundos permitem equilibrar as contas dos comunistas.

Descomplicador:

O PCP está a “arrumar a casa” antes do congresso do partido, agendado para 2, 3 e 4 de Dezembro, concluindo que nos últimos quatro anos perdeu cerca de seis mil militantes e que dos actuais membros apenas 43% pagam quotas.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *