Guterres vence quinta votação para a liderança da ONU

António GuterresAntónio Guterres venceu a quinta e última votação informal para a liderança da Organização das Nações Unidas (ONU). A próxima votação será decisiva para perceber se algum dos membros permanentes do Conselho de Segurança vai utilizar o poder de veto. Guterres continua assim a ser o candidato melhor colocado para suceder a Ban Ki-Moon.

 

Entre os 15 membros do Conselho de Segurança da ONU, António Guterres recolheu 12 votos a favor, dois votos contra e um sem opinião, deixando o segundo classificado, Vuk Jeremic, actual presidente da Assembleia-Geral da ONU, com oito votos a favor, seis votos contra e um sem opinião.

Guterres chegou a registar três votos contra, a 29 de Agosto, mas nas votações seguintes voltou a baixar para apenas dois, recolhendo sempre entre 11 a 12 votos a favor, tendo sido sempre o candidato que mais votos de “encorajamento” recebeu.

A votação agendada para o inicio de Outubro vai ser a primeira onde os votos dos membros permanentes do Conselho de Segurança vai surgir destacada, para analisar se algum utilizou o seu poder de veto a algum dos nomes que se candidataram à liderança da organização. Assim que um nome reunir nove votos dos 15 países membros do Conselho de Segurança e caso nenhum dos cinco permanentes tenha vetado esse nome, a ONU sugere o nome para votação na Assembleia-Geral.

Descomplicador:

António Guterres venceu a quinta votação para a liderança da ONU, a última antes dos países permanentes do Conselho de Segurança poderem utilizar o poder de veto. O ex-Primeiro-Ministro português é assim o candidato melhor colocado para suceder a Ban Ki-Moon.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *