JSD Distrital de Lisboa redução de custos no reconhecimento de Associações de Estudantes

A estrutura distrital de Lisboa da Juventude Social Democrata quer aumentar a preponderância das Associações de Estudantes do ensino secundário, apelando ao governo liderado por António Costa que ponha fim ás taxas e emolumentos decorrentes dos certificados necessários para o reconhecimento das estruturas.

JSD Distrital Lisboa

A JSD Distrital de Lisboa defende o fim das taxas aplicadas às Associações de Estudantes do ensino secundário no que toca ao pedido do certificado de admissibilidade, que se cifra actualmente nos 200 euros. Este certificado é um documento essencial para que as Associações de Estudantes possam depois pedir o seu reconhecimento oficial junto do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).

“Defendemos uma maior participação e relevância das Associações de Estudantes no seio da comunidade escolar, pelo que esta isenção irá permitir o reconhecimento de um maior número de Associações, que hoje vêem esse processo dificultado e oneroso, impedindo-as de aceder aos direitos e regalias previstas no regime jurídico de Associativismo Jovem”, diz a JSD em comunicado difundido nas redes sociais. 

O reconhecimento oficial das Associações de Estudantes por parte do IPDJ é um passo necessário para que as estruturas possam depois candidatar-se a fundos de apoio ao desenvolvimento de actividades. Esta proposta surge no âmbito do mês da educação, que a JSD Distrital de Lisboa está a levar a cabo e que envolve também um conjunto de reuniões com várias associações do sector.

Descomplicador:

A JSD Distrital de Lisboa apela ao governo de António Costa que ponha fim às taxas e emolumentos correspondentes à atribuição do certificado de admissibilidade das Associações de Estudantes do ensino secundário, um documento essencial para que as estruturas se possam candidatar a fundos de apoio.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *