Mega Ferreira, Pedro Mexia e Ruben Carvalho na administração do CCB

O Centro Cultural de Belém (CCB) nomeou o restante conselho de administração, depois de ter sido dado a conhecer o nome de Elísio Summaviele como presidente do centro, após o afastamento de António Lamas, pelo Ministro da Cultura à época, João Soares. António Mega Ferreira, Pedro Mexia e Ruben de Carvalho são três dos nomes mais conhecidos.

centro-cultural-de-belem-ccb

António Mega Ferreira, foi já presidente do Centro Cultural de Belém entre 2006 e 2011, tendo sido substituído por Vasco Graça Moura. Escritor, tradutor e jornalista, foi presidente executivo da candidatura portuguesa à Expo98. Já Pedro Mexia é actualmente assessor cultural de Marcelo Rebelo de Sousa e comentador politico no Governo Sombra da TSF/TVI. A par disso, Pedro Mexia notabilizou-se como poeta, cronista e crítico literário. Ruben Carvalho é jornalista e membro do Comité Central do PCP, tendo sido vereador em Lisboa e deputado.

Para além destes três nomes, integram também este novo conselho directivo durante os próximos três anos: Maria Celeste Hagatong, administradora do BPI, o professor catedrático Emanuel Neves, Jorge dos Santos, da EDP Renováveis, nomeado pelo Ministério das Finanças. Para além de Elisio Summaviele, o conselho de administração do CCB integrava já Miguel Leal Coelho e Isabel Cordeiro. Estes cargos não são remunerados.

O Centro Cultura de Belém passou por um período de grande polémica, quando João Soares, na altura Ministro da Cultura de António Costa decidiu afastar António Lamas devido a discordâncias politicas relacionadas com o eixo Belém-Ajuda.

Descomplicador:

António Mega Ferreira, Pedro Mexia e Ruben Carvalho são alguns dos nomes mais conhecidos que vão integrar o conselho directivo do Centro Cultural de Belém durante os próximos três anos, sob a liderança de Elísio Summaviele.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *