Sócrates apresenta livro sobre o carisma a 28 de Outubro

jose-socratesO ex-Primeiro-Ministro e arguido da Operação Marquês, José Sócrates, vai apresentar o seu segundo livro no dia 28 de Outubro na FIL – Feira Internacional de Lisboa. O tema deste livro é o carisma e segundo José Sócrates uma grande parte foi escrita durante os dias em que esteve detido no Estabelecimento Prisional de Évora no âmbito da mediática Operação Marquês.

“O dom profano – Considerações sobre o carisma” é o titulo da obra assinada por José Sócrates, que estará disponível ao público a partir de 27 de Outubro e que será apresentada no dia 28 na FIL em Lisboa. Este livro é um ensaio académico publicado pela Sextante Editora, uma chancela da Porto Editora.

Segundo nota divulgada à imprensa pela editora, este livro “percorre a história do carisma, primeiro na teologia de S. Paulo, onde nasceu como conceito religioso, até à sua transformação em categoria da sociologia política na obra de Max Weber”. Segundo José Sócrates, a obra insere-se também numa “discussão sobre a liderança”, onde “qualquer valorização das questões da liderança ecoava como suspeita perante as regras da democracia. O fantasma dos totalitarismos carismáticos deixou uma longa herança”.

Ainda na informação que foi divulgada à imprensa, José Sócrates diz que as linhas gerais do livro foram “esboçadas” na prisão e que foi “depois, desenvolvido com troca de impressões, sugestões de leituras e observações de muitos amigos com quem partilho afinidades eletivas na política”. Recorde-se que o livro está já debaixo de polémica depois do jornal Sol ter adiantando que Sócrates pagou 100 mil euros ao professor universitário Domingos Farinho para escrever os dois livros assinados pelo ex-Primeiro-Ministro.

Descomplicador:

José Sócrates vai apresentar o seu segundo livro no dia 28 de Outubro na Feira Internacional de Lisboa. O carisma é o tema abordado pelo ex-Primeiro-Ministro neste ensaio académico que está já envolto em polémica por ter alegadamente sido escrito pelo professor universitário Domingos Farinho.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *