PS abriu sede ao debate sobre as eleições americanas com a presença do embaixador

O Partido Socialista abriu a sede do Largo do Rato ao debate sobre as eleições norte-americanas e as relações entre os Estados Unidos da América e a União Europeia, onde contou com a presença do embaixador norte-americano em Portugal, Robert Sherman, de Carlos Gaspar, director do Instituto Português de Relações Internacionais e do deputado Sérgio Sousa Pinto.

Robert ShermanO popular embaixador norte-americano em Portugal, que se popularizou durante a campanha portuguesa no Euro2016, surgiu como é natural num tom neutro, explicando no entanto que nos Estados Unidos da América, apenas 8 a 10% dos eleitores têm o seu voto em dúvida actualmente. Para Sherman, ainda assim, esta campanha eleitoral fez já as suas mossas e “as feridas vão levar o seu tempo a sarar”.

Sérgio Sousa Pinto admitiu que o Partido Republicano consegue ser “bem mais respeitável do que Donald Trump” e que é essencial que a classe média “não se sinta atacada, porque a ‘muralha de aço’ da democracia é essa classe média”, acrescentando que sempre que “se sente ameaçada, opta pelo totalitarismo”, trazendo assim mais hipóteses a candidatos como Trump.

Com Ana Catarina Mendes, Secretária-Geral adjunta, na assistência, Sérgio Sousa Pinto disse ainda que “os deputados são pessoas livres, não são funcionários dos partidos, nem sequer dos eleitores”, isto para contextualizar os “malefícios” que os referendos trazem à democracia representativa no entender do deputado socialista.

Sérgio Sousa Pinto disse ainda que está a habituar-se “ao facto de Barack Obama deixar a liderança norte-americana”, por ter sido uma liderança que marcou o mundo. Na fase de perguntas do público, Carlos Gaspar criticou ainda o Tratado de Comércio Transatlântico (TTIP), que tem sido muito criticado por alguns países europeus.

Descomplicador:

O Partido Socialista abriu as portas da sua sede ao debate sobre as eleições americanas, onde recebeu o embaixador norte-americano em Portugal, Robert Sherman.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *