Eleições Regionais dos Açores: PS renova maioria absoluta

vasco-cordeiroO Partido Socialista é o grande vencedor das eleições regionais dos Açores. Segundo uma sondagem da Universidade Católica para a RTP-Açores, os socialistas reforçam a maioria absoluta na região com um resultado entre os 50% e os 55%. A lista encabeçada por Vasco Cordeiro, Presidente Regional dos Açores, deve eleger entre 31 e 35 dos 57 deputados da Assembleia Legislativa.

O PSD volta a ficar em segundo lugar, mas a esta hora os sociais-democratas tanto desconhecem se o número de deputados vai aumentar ou diminuir, pois a projeção indica que o PSD, com 20 deputados, deve eleger entre 17 e 21 deputados, com um resultado que pode ir dos 27% até aos e 31%.

Já o CDS-PP deve deverá conseguir entre 5% a 7% dos votos. Assim, os centristas conseguem eleger 2 ou 3 deputados. Bloco de Esquerda deve ficar-se entre 2% e os 4%, podendo eleger 1 deputado. A CDU pode manter o deputado eleito nas últimas eleições regionais, com um resultado entre 1% e 3%.

A surpresa da noite pode ser o PAN, elegendo pela primeira vez um deputado, com um resultado projetado entre 1% e 3%.
Segundo a projeção, o PPM pode perder o único deputado que tem na Assembleia Legislativa, obtendo entre 0% e 1% dos votos.

O PS reforça os resultados das últimas eleições, em que a lista encabeçada por Vasco Cordeiro alcançou 49% dos votos. Segundo a projeção, a taxa de abstenção fica entre 57% e 62%, a mais elevada de sempre na região.

Descomplicador:

PS vence com maioria absoluta as eleições regionais dos Açores. Segundo a sondagem da Universidade Católica para a RTP-Açores, os socialistas obtiveram entre 50% e 55% dos votos. A abstenção registada projetada é histórica: entre 57% e 62%, a maior de sempre na região.

Publicado por: José Pedro Mozos

23 anos, natural de Lisboa. Aos dezasseis anos percebeu que a sua vocação era o jornalismo. Licenciado em jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social e pós graduado em Jornalismo Multiplataforma pela FCSH - Universidade Nova de Lisboa. Entre março de 2016 e junho de 2017 passou pela SIC Notícias. Faz parte da editoria de política da Revista VISÃO desde julho de 2017. Acredita no jornalismo como sendo um dos pilares de qualquer democracia. Atualmente, faz parte do Conselho Editorial do Panorama.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *