Câmara do Porto apresenta um dos maiores orçamentos com “contas à moda do Porto”

A Câmara Municipal do Porto anunciou na passada Quinta-Feira “um dos maiores orçamentos municipais”. 244 milhões de euros é o valor do orçamento municipal do Porto para o ano de 2017, o que representa um aumento de 17,6% face ao ano anterior.

camara-municipal-do-portoSão mais 37 milhões de euros face a 2016 e que serão destinados particularmente a áreas como o Ambiente e Qualidade de Vida (28 milhões de euros), Coesão Social (24 milhões de euros) e Urbanismo e Reabilitação Urbana (19 milhões de euros).

“O investimento, no total de 68,2 milhões de euros, representa um aumento de 47,3% relativamente ao orçamento de 2016”, diz a autarquia liderada por Rui Moreira em nota difundida à comunicação social, acrescentando ainda que “as contas à moda do Porto permitiram inverter definitivamente a tendência de diminuição dos orçamentos municipais, apesar de uma descida do IMI em 10% em 2017, a segunda neste mandato”.

Áreas como o investimento económico e a cultura também saem reforçadas, com esta última a ter reservada seis milhões de euros em sede de orçamento local. No que toca à dívida, regista-se um decréscimo de 50% face a 2013, com uma descida absoluta de 48,7 milhões de euros.

Este orçamento será debatido na Quarta-Feira.

Descomplicador:

A Câmara Municipal do Porto apresentou um dos maiores orçamentos municipais de sempre. 244 milhões de euros é o valor total deste orçamento, que reforça o investimento em sectores como a coesão social e a reabilitação urbana.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *