Eleições Açores: Vasco Cordeiro é reeleito presidente numa eleição com abstenção recorde

Vasco Cordeiro PS AçoresOs socialistas açoreanos renovaram a maioria absoluta e venceram as eleições regionais com 46,4% dos votos mas com um resultado pior do que há quatro anos.

O PSD de Duarte Freitas foi o grande derrotado da noite já que alcançou um dos piores resultados de sempre do partido no arquipélago. O Bloco de Esquerda (BE) e o CDS conseguiram melhores resultados do que há quatro anos. Os centristas conseguiram 7,1% dos votos e os bloquistas 3,6%. Já a CDU e o Partido Popular Monárquico mantiveram o deputado na Assembleia Legislativa regional.

 

As projecções iniciais davam um reforço da maioria absoluta para o PS, mas a abstenção recorde (59,1%) fez com que os dois principais partidos da região perdessem um deputado cada para o CDS e BE.

Coincidência ou não, Assunção Cristas e Catarina Martins foram as únicas líderes partidárias nacionais a participarem na campanha eleitoral. Os restantes apenas apareceram na pré-campanha e os seus partidos obtiveram um pior resultado face às eleições de 2012.

Se olharmos os resultados por circulo eleitoral, o PS apenas perdeu para o PSD na ilha do Faial. No entanto, os dois conseguiram eleger dois deputados naquela ilha. Nas restantes, São Miguel, Pico, Corvo, Flores, São Jorge e Terceira, o partido liderado por Vasco Cordeiro foi o mais votado.

Em termos globais, os socialistas perderam 9.527 votos e o PSD deixou fugir 6.670 votos. O CDS alcançou a confiança de mais 568 eleitores e o Bloco obteve mais 390 votos.

Nas reações aos resultados, Vasco Cordeiro, presidente reeleito, destacou uma “grande vitória do PS depois de quatro anos particularmente exigentes”. Já o líder social-democrata, Duarte Freitas, assumiu a derrota mas fez questão de afirmar que não pensa apresentar a demissão do cargo.

Descomplicador:

As eleições regionais nos Açores ditaram uma nova maioria absoluta do Partido Socialista. Ainda assim, um resultado mais fraco do que há quatro anos e com uma abstenção recorde a atingir os 59,1%

zmjgloth@clrmail.com'
Publicado por: Gonçalo Nuno Cabral

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *