PS pede a autarcas financiamento para as eleições

As dificuldades financeiras do Partido Socialista são já conhecidas desde há vários meses, mas recentemente ganharam um novo capítulo. O PS enviou uma carta a todos os seus autarcas com uma referência multibanco para que colaborem no financiamento das eleições autárquicas do próximo ano. O PS tinha já pedido aos seus dirigentes alguns donativos, mas desta vez foi direto à questão, enviando logo uma referência multibanco.

Partido Socialista PS

A carta enviada aos autarcas está assinada pelo secretário nacional para a administração, Luis Patrão, pedindo “um contributo financeiro para suporte da atividade política [do PS]”. O responsável pela actividade interna do PS continua assim, dizendo que, “particularmente neste ano que antecede as eleições autárquicas, que queremos voltar a vencer, precisamos do trabalho de todos quantos têm a responsabilidade de resolver os problemas dos cidadãos, como é o caso dos autarcas eleitos pelo PS, mas precisamos igualmente de recursos que permitam divulgar e promover o trabalho feito e as nossas propostas para o futuro”.

A carta foi divulgada por Paulo Gorjão, professor universitário e apoiante declarado de Pedro Passos Coelho, e a informação foi confirmada pelo Observador. Ao mesmo jornal, Luis Patrão confirmou a informação, acrescentando ainda que é “uma prática corrente (…) permitida e admitida na lei”.

O Partido Socialista tem um passivo estimado em 21,7 milhões de euros, onde mais de metade é à banca. Recentemente tinha sido noticiado que existiam dirigentes do PS a pagar as contas das sedes locais, algo que não é admitido pela lei, embora estes donativos sejam e que agora servirão para financiar a próxima campanha eleitoral do partido.

Descomplicador:

O Partido Socialista está a pedir aos seus autarcas para efectuarem donativos para financiar a próxima campanha autárquica do partido. Esta situação é permitida por lei e segundo o secretário nacional para a administração do PS é uma “prática corrente” dentro do partido.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *