“Candidaturas” à liderança da Juventude Socialista até 2 de Novembro

A Comissão Nacional da Juventude Socialista reuniu a 25 de Setembro para aprovar o regulamento do XX Congresso Nacional, que vai decidir o sucessor de João Torres, que atingiu já o limite de idade, à frente da estrutura jovem dos socialistas. Segundo o regulamento publicado, as moções de estratégia global, que são consideradas candidaturas, podem ser entregues até ao dia 2 de Novembro.

Juventude Socialista JS

“As moções globais de estratégia e as propostas de alteração estatutária devem ser entregues à COC [Comissão Organizadora de Congresso] até ao dia 2 de novembro de 2016”, acrescentando mais à frente o regulamento que, “para efeitos deste regulamento, consideram-se candidaturas os proponentes das moções globais de estratégia, uma vez definitivamente admitidas”. Assim, os militantes socialistas que quiserem concorrer à liderança JS têm até 2 de Novembro para apresentar o documento global de orientação.

Até ao momento, Ivan Gonçalves é o único nome conhecido na corrida, indo apresentar a sua candidatura no Domingo, na sede do Partido Socialista, tal como o Panorama adiantou já. Ivan Gonçalves é deputado do PS eleito por Setúbal e membro do Secretariado Nacional da JS, integrando assim o “núcleo-duro” da actual liderança. O candidato à Juventude Socialista tem estado já em contacto com várias federações distritais do país, procurando assim tornar-se numa candidatura o mais consensual possível.

O XX Congresso Nacional da Juventude Socialista decorre nos dias 2, 3 e 4 de Dezembro. A Comissão Organizadora do Congresso é liderada por Tiago Gonçalves, também ele secretário nacional da JS, e integra ainda Luis Soares, Filipa Magalhães, Filipe Barroso e David Pires, como membros efectivos. As assembleias eleitorais para eleição dos delegados decorrem entre os dias 10 a 13 de Novembro. As candidaturas aos órgãos nacionais são apresentadas apenas em congresso, embora as moções de estratégia global funcionem como indicadores dos potenciais candidatos.

Descomplicador:

A Juventude Socialista aprovou no dia 25 de Setembro o regulamento para o XX Congresso Nacional que vai escolher o sucessor de João Torres à frente da estrutura socialista. As moções de estratégia global, que são encaradas como candidaturas, podem ser entregues até ao dia 2 de Novembro.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *