Soundbites, “bad hombres” e a surpreendente revelação de Trump

O início e o final deste terceiro e último debate entre Clinton e Trump decorreu sem surpresas: não houve cumprimentos nem apertos de mão em nenhuma das ocasiões, com os candidatos a mostrarem uma animosidade palpável. Neste debate falou-se de dívida nacional, imigração, os planos para combater o Daesh ou os acordos de comércio – e embora não tenha havido grande espaço para anunciar novos planos e políticas para os Estados Unidos, houve alguns momentos que surpreenderam as audiências e invadiram de imediato as redes sociais.

  1. Trump e os “bad hombres”

“Bad hombres” foi a expressão que segundos depois de ter saído da boca do candidato republicano já protagonizava memes e piadas na internet. Donald Trump falava na altura sobre o famoso muro que ambiciona criar para separar os Estados Unidos do México, insistindo que por essa fronteira entra “heroína, que envenena o sangue dos nossos jovens” e prometendo combater “vilões e chefes da droga”.

  2. Afinal, quem é o fantoche?

Hillary ClintonFalava-se de Trump e dos elogios que dirige a Putin (“não o conheço”, insistiu neste debate, “mas já disse coisas boas a meu respeito. Ele não tem respeito por Hillary nem por Obama”) quando Clinton atacou Trump, dizendo que a razão para Putin ver no seu oponente um “claríssimo favorito” é por querer fazer dele “um fantoche”. Trump apressou-se a replicar, num momento que deliciou o Twitter: “Eu não sou um fantoche, tu é que és um fantoche”.

     3. “Vou manter-vos em suspense”

Provavelmente o mais polémico momento da noite aconteceu em resposta à pergunta do moderador, o jornalista da Fox News Chris Wallace, sobre se os candidatos estarão dispostos a aceitar os resultados do dia 8 de novembro. Enquanto Clinton disse prontamente que sim, recordando que se trata de “democracia”, Trump evitou responder claramente, numa altura em que tem acusado o sistema de estar “viciado”. Pressionado, o candidato republicano acabou por dizer simplesmente: “Vou manter-vos em suspense”.

 4. O Emmy que Trump não ganhou

Donald TrumpOutro dos momentos mais caricatos do debate aconteceu exatamente quando Trump se estava a queixar das tais falhas no sistema, com a oponente a responder que o candidato está habituado a queixar-se de tudo o que não lhe corre bem: “O FBI conduziu uma investigação de um ano sobre os meus emails. Concluíram que não havia ali um caso. Ele disse que o FBI estava viciado. Perdeu o caucus do Iowa; perdeu as primárias do Wisconsin. Ele disse que as primárias do Partido Republicano tinham sido manipuladas contra ele”. “Quando ele não ganhou um Emmy pelo seu programa de TV também disse que os Emmy estavam manipulados”, recordou a antiga secretária de Estado. A resposta de Trump: “Devia ter ganhado esse Emmy”.

Outro momento forte aconteceu quando se falava do programa de TV de Trump Celebrity Apprentice: “Enquanto ele apresentava o Celebrity Apprentice estava eu a fazer justiça com Bin Laden”, atirou Clinton.

     5. Clinton está cansada de fazer fact-checking

É um assunto inevitável: sempre que Clinton e Trump se encontram, voltam a discutir sobre quem apoiou ou não a guerra no Iraque. Com Trump a negar mais uma vez tê-lo feito, a candidata pareceu cansar-se de citar afirmações antigas ou até de dirigir os eleitores à ferramenta de fact-checking do seu website, aconselhando simplesmente: “Escrevam no Google: ‘Donald Trump Iraque'”.

Descomplicador:

O debate presidencial desta quarta-feira não trouxe grandes novidades de conteúdo político, mas sim novos soundbites e algumas afirmações explosivas – uma das que está a gerar mais polémica é a recusa de Trump em revelar se aceitará qualquer resultado no dia 8 de novembro.

Publicado por: Mariana Lima Cunha

21 anos, natural de Oeiras. Licenciada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social e pós-graduada em Comunicação e Marketing Político pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Jornalista online do Expresso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *