PSOE vai viabilizar governo em Espanha

O comité federal do PSOE, que sofreu uma forte remodelação com a saída de Pedro Sanchez, decidiu abster-se na próxima votação para a investidura de Mariano Rajoy, viabilizando assim a formação de um governo em Espanha ao fim de duas eleições.

rajoy139 votos a favor e 96 votos contra foi o resultado dentro do comité federal dos socialistas espanhóis e que vão permitir a Mariano Rajoy, do Partido Popular tomar posse ao cabo de dois actos eleitorais que venceu sem maioria absoluta.

O que ainda não é conhecido é o número de deputados que se vão abster para viabilizar o executivo, tendo em conta que apenas 11 deputados precisam de o fazer, mas a decisão poderá ter sido tomada em bloco e assim poderão abster-se cerca de 85 deputados do PSOE.

Esta decisão põe fim a dez meses de indecisão em Espanha, desde as eleições que se realizaram no final de Dezembro de 2015. A saída de Pedro Sanchez da liderança do PSOE foi decisiva para a resolução do impasse, tendo em conta que o ex-líder dos socialistas era o maior opositor à liderança de Mariano Rajoy.

Descomplicador:

O comité federal do PSOE decidiu hoje abster-se no próximo debate de investidura de Mariano Rajoy, viabilizando assim a tomada de posse de um governo liderado por Mariano Rajoy, depois de dez meses de impasse.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *