Partidos impõem presença na comitiva de Marcelo

Os vários partidos que integram a Assembleia da República “bateram o pé” a Marcelo Rebelo de Sousa no que toca às comitivas presidenciais nas viagens de Estado. Nas primeiras viagens, Marcelo Rebelo de Sousa reduziu as comitivas ao máximo, deixando de fora os representantes dos partidos com assento parlamentar, algo que corrigiu já desde a viagem a Cuba.

Marcelo Rebelo de Sousa Cuba

Na verdade, o facto de os deputados acompanharem as viagens do Presidente da República é uma tradição com vários anos e que Marcelo Rebelo de Sousa quebrou nas primeiras viagens do seu mandato. Cavaco Silva costumava viajar com comitivas maiores, fazendo-se acompanhar não só de vários responsáveis politicos como de empresários, muitas das vezes. Já Marcelo Rebelo de Sousa impôs, também aqui, o seu cunho pessoal reduzindo as comitivas presidenciais.

Nas primeiras viagens, Marcelo Rebelo de Sousa fez-se acompanhar de alguns assessores e de seguranças, não tendo convidados especiais. Segundo revela o Expresso, os partidos alertaram Belém para a quebra da tradição e na viagem a Cuba acompanharam já o Presidente da República. Para os deputados não fazia sentido o Presidente da República viajar sem representantes do Parlamento, quando em algumas dessas viagens se reuniu com delegações parlamentares.

Assim, na viagem a Cuba, a comitiva de Marcelo Rebelo de Sousa integrou já Luis Montenegro, do PSD, Idália Serrão, do PS, Hélder Amaral, do CDS, António Filipe, do PCP e José Luis Ferreira, d’Os Verdes. O Bloco de Esquerda não se fez representar devido à realização das suas Jornadas Parlamentares em Bragança.

Descomplicador:

Marcelo Rebelo de Sousa não convidou os partidos para as primeiras viagens de Estado, mas depois do alerto dos partidos, o Presidente da República fez-se acompanhar, na viagem a Cuba, de deputados do PSD, PS, CDS, PCP e PEV.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *