Presidente da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior quer mais alunos do profissional nas universidades

O presidente da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior, João Guerreiro, disse em entrevista ao jornal Expresso que os alunos do ensino profissional têm que ter mais possibilidades de chegar ao Ensino Superior. Actualmente apenas 4% dos alunos que ingressam nas universidades e nos politécnicos é que são provenientes do ensino profissional.

João Guerreiro

“O sistema de acesso continua a estar montado para receber os alunos dos científico-humanísticos e não tem soluções para os alunos do ensino profissionalizante” lamenta João Guerreiro, ex-reitor da Universidade do Algarve e actual presidente da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior, acrescentando que é trabalho desta comissão encontrar formas que os alunos do ensino profissional possam chegar ao Ensino Superior.

Ao Expresso, João Guerreiro diz que a alternativa pode passar por “um exame específico de entrada nas instituições politécnicas [para quem vem do ensino profissional]. Quem quisesse ir para a universidade é que faria os exames nacionais normais”, garantindo que “não estamos a aligeirar o acesso. Estamos a adequar a forma de acesso e a construir percursos coerentes para as diferentes modalidades de ensino”.

A par do reforço da entrada de alunos do ensino profissional no Ensino Superior, João Guerreiro também propõe “uma campanha de mobilização das pessoas que já estão a trabalhar para que regressem ao ensino superior”, lamentando que em Portugal as “instituições estão muito formatadas para a oferta de formações tradicionais e têm pouca experiência na organização de pós-graduações dirigidas a segmentos específicos da população”.

Descomplicador:

João Guerreiro, presidente da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior, quer ver mais alunos oriundos do ensino profissional a ingressar no Ensino Superior, sugerindo alterações no método de acesso.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *