OE 2017. Afinal o orçamento da Educação “cresce”, diz o ministro

Depois das dúvidas geradas em torno do orçamento para a Educação em 2017, o ministro da tutela, Tiago Brandão Rodrigues, em entrevista à SIC, garantiu que há um reforço de verbas não um corte em relação a ano passado.

Segundo o relatório de Orçamento, a despesa total para a Educação cresce 3,1% o que corresponde a um aumento de 179 milhões de euros. Entretanto, foram apresentados no parlamento documentos com informações adicionais que previam que a despesa diminuísse 2,7%.

Tiago Brandão Rodrigues

Quais são as contas do governo?

Para analisarmos com exatidão os números que estão em cima da mesa olhemos para as palavras de Tiago Brandão Rodrigues. “O que acontece é que temos de comparar o que é comparável; e o que é comparável são as verbas para o Orçamento inicial, isto é, aquilo que apresentámos inicialmente”, esclareceu o ministro. Mas disse mais: “quem diz que há um corte de 2,7%,  está “a comparar dois valores que são incomparáveis: por um lado a proposta orçamental e depois o verdadeiramente executado”.

De uma forma muito simples, o governo está a comparar a dotação prevista para 2017 com a dotação inicial prevista em 2016. Sendo assim há, efetivamente, um aumento. No entanto, se olharmos para a execução para este ano verificamos que haverá uma redução de 2,7%.

Ou seja, os dados comparados vão ao encontro do que diz o ministro mas não estão em linha com o procedimento habitual feito em todos os orçamentos. Assim, em termos estatísticos, há um reforço de verba em comparação com os dados do ano passado mas os números deste ano comprovam de que a dotação não irá aumentar como foi dito.

Descomplicador:

O governo divulgou informações adicionais sobre o o OE 2017 e, segundo o relatório, previa-se uma redução do orçamento para a Educação mas o ministro da tutela afirma que em relação ao ano passado há um aumento das verbas.

zmjgloth@clrmail.com'
Publicado por: Gonçalo Nuno Cabral

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *