Pedro Sanchez prepara o regresso à liderança do PSOE

O ex-líder do PSOE, Pedro Sanchez, está já a preparar o regresso à liderança dos socialistas espanhóis. Pedro Sanchez demitiu-se devido ao bloqueio quanto à tomada de posse do Governo de Mariano Rajoy, mas pretende que o PSOE convoque um congresso o quanto antes para que se possa candidatar ao cargo que deixou há cerca de um mês atrás.

Pedro Sánchez investidura

Segundo revela o El País, Pedro Sanchez reuniu já com os seus conselheiros mais próximos para estudar a forma de reconquistar a liderança do PSOE. Este foi o primeiro encontro de Sanchez com o seu staff mais próximo, depois de a 1 de Outubro ter deixado a liderança do PSOE, após o Comité Federal ter decidido viabilizar um Governo liderado por Rajoy.

Neste encontro estiveram presentes, a presidente das ilhas Baleares, Francina Armengol; o líder do partido em Castela e Leão, Luis Tudanca; o ex-porta-voz do Senado Óscar López; o deputado José Luis Ábalos, líder regional socialista em Valência; o socialista basco Miguel Morales; o seu homólogo navarro Santos Cerdán; e dois membros andaluzes do PSOE. Faltou, por motivos de agenda, a líder do PSOE no País Basco, Idoia Mendia.

Pouco depois de deixar a liderança do PSOE, Pedro Sanchez deixou também o seu lugar no Congresso dos Deputados para não se colocar numa situação complicada: ou violar a disciplina partidária ou voltar atrás com a ideia que tem defendido desde que tinha assumido a liderança do PSOE.

A ideia de Pedro Sanchez é apressar o mais possível a realização de um congresso dentro do partido, por forma a impedir assim alguns dos seus opositores de conquistar mais apoios dentro do partido. Para Sanchez, quanto mais rápido for o conclave, maiores são as oportunidade de reconquistar a liderança.

Descomplicador:

Pedro Sanchez, que deixou a liderança do PSOE no inicio de Outubro, pretende forçar a convocação de um congresso para tentar reconquistar a liderança dos socialistas espanhóis. A ideia é tirar tempo aos opositores que pretendem também candidatar-se.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *