Morreu o ex-Ministro dos Assuntos Sociais de Maria de Lurdes Pintassilgo

Alfredo Bruto da Costa, Ministro da Coordenação Social e dos Assuntos Sociais do V Governo Constitucional, liderado por Maria de Lurdes Pintassilgo, faleceu hoje em Lisboa aos 78 anos. Foi Conselheiro de Estado até Janeiro deste ano e Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa entre 1974 e 1980.

alfredo-bruto-da-costa

Engenheiro e doutorado em Sociologia, Alfredo Bruto da Costa foi Ministro da Coordenação Social e dos Assuntos Sociais no governo liderado por Maria de Lurdes Pintassilgo, o único até hoje liderado por uma mulher, entre Agosto de 1979 e Janeiro de 1980.

Esteve quase sempre ligado às causas sociais, como Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa entre 1974 e 1980 e depois como presidente do Conselho Nacional da Justiça e Paz entre 2008 e 2014.

Entre 2003 e 2009 foi ainda presidente do Conselho Económico e Social (CES), tendo sido professor universitário na Universidade Católica Portuguesa, no ISEG e no ISCTE, sempre ligado a temas sociais.

Mais recentemente foi Conselheiro de Estado em substituição de António José Seguro, quando o ex-Secretário-Geral do PS deixou o lugar depois de ter deixado a liderança dos socialistas. Morreu em Lisboa vitima de doença prolongada.

Descomplicador:

Alfredo Bruto da Costa, ex-Ministro dos Assuntos Sociais do executivo liderado por Maria de Lurdes Pintassilgo faleceu hoje aos 78 anos de idade em Lisboa, na sua residência. Foi Provedor da Santa Casa de Lisboa e presidente do Conselho Económico e Social, tendo sido ainda Conselheiro de Estado.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *