Secretário-Geral da NATO lança alerta a Donald Trump

O Secretário-Geral da NATO, Jens Stoltenberg, publicou recentemente um artigo no Observer onde lança um alerta ao recém-eleito presidente norte-americano, Donald Trump. “Este não é o tempo para questionar o valor da parceria entre a Europa e os Estados” é a mensagem principal de Stoltenberg.

Jens Stoltenberg NATO

Em resposta às ideias veiculadas por Donald Trump durante a campanha eleitoral, em que disse querer renegociar os acordos com a NATO porque entende que os aliados devem pagar pela protecção dos Estados Unidos e não garantiu que os norte-americanos protejam um aliado no caso de ataque a um dos países do tratado.

Jens Stoltenberg relembrou que “a única vez que a NATO invocou a cláusula de legítima defesa, que estabelece que o ataque a um é um ataque a todos, foi em apoio aos Estados Unidos após os ataques terroristas” de 11 de Setembro de 2001.

O Secretário-Geral do Tratado do Atlântico Norte recordou ainda que a estrutura não teve apenas uma participação simbólica, mas que “centenas de milhares de soldados europeus serviram, desde então, no Afeganistão” e que “mais de mil pagaram o derradeiro preço numa operação que é uma resposta direta a um ataque dirigido aos Estados Unidos”.

Ainda assim, a opinião global de Jens Stoltenberg é a de que “acima de tudo, precisamos de reconhecer o valor da parceria entre a Europa e os Estados Unidos. Permanece indispensável para ambos”, garante o líder da NATO.

Descomplicador:

O Secretário-Geral da NATO escreveu um artigo de opinião a lançar um alerta a Donald Trump e a relembrar o recém-eleito presidente que “a única vez que a NATO invocou a cláusula de legítima defesa, que estabelece que o ataque a um é um ataque a todos, foi em apoio aos Estados Unidos”.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *