Presidente colombiano e as FARC já têm outro acordo de paz

Depois do povo colombiano ter rejeito o acordo de paz com as FARC em referendo realizado a 2 de Outubro, Juan Manuel Santos e o líder da força de guerrilha já têm um novo acordo prestes a ser sufragado. Entretanto, Juan Manuel Santos foi distinguido com o Prémio Nobel da Paz.

Colômbia

O governo colombiano e as FARC chegaram a um novo acordo, que dá resposta a algumas das reivindicações dos defensores do “não” no referendo de Outubro.

“A construção de uma paz estável e duradoura, objetivo a que responde este novo acordo, deve ser o compromisso comum de todos os colombianos que contribua para ultrapassar a divisões e que recolha todas as expressões políticas e sociais”, diz o comunicado conjunto assinado por Rodrigo Londoño, líder das FARC e pelo presidente do governo colombiano.

Cuba e Noruega, os dois países que estão a supervisionar o processo, convidam ainda “toda a Colômbia e a comunidade internacional, sempre solidária na procura da reconciliação, para acompanhar e apoiar o novo pacto na sua pronta aplicação para deixar no passado a tragédia da guerra”.

Uma das maiores caras do “não”, Álvaro Uribe, pediu a Juan Manuel Santos que não feche o texto e que permita a outros defensores do “não” darem a sua opinião, bem como às vítimas do movimento de guerrilha.

Descomplicador:

Juan Manuel Santos e o líder das FARC chegaram a um novo acordo de paz que terá que ser novamente sufragado pelo povo colombiano. Entre a rejeição do acordo anterior e este novo rascunho, Juan Manuel Santos ganhou o Prémio Nobel da Paz.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *