Barack Obama despede-se da Europa e reafirma apoio de Trump à NATO

O ainda presidente norte-americano, Barack Obama, está em viagem pela Europa para se “despedir” de vários países antes de dar por concluído o seu segundo mandato. Sem esconder as preocupações com a liderança de Trump, Obama reafirmou que o presidente eleito vai cumprir as obrigações para com a NATO.

Barack Obama

“Na minha conversa com o Presidente eleito, ele expressou o seu grande interesse em manter as nossas principais relações estratégicas e uma das mensagens que poderei entregar é o seu compromisso com a NATO e com a aliança transatlântica” disse Barack Obama na sua primeira conferência após a eleição de Donald Trump, acrescentando que a boa relação dos Estados Unidos com a organização é “vital para o mundo”.

Por forma a descansar os restantes países, Obama explicou ainda que a “influência e o trabalho que temos é o resultado não apenas do Presidente. É o resultado de incontáveis interações e acordos e relações entre as nossas Forças Armadas e as outras Forças Armadas e entre os nossos diplomatas e outros diplomatas” e que existe “uma enorme continuidade por detrás das notícias que nos tornam uma nação indispensável no que diz respeito a manter a ordem e promover a prosperidade ao redor do mundo. Isto vai continuar”, garantiu.

Ainda assim, Barack Obama não esconde a preocupação com a liderança de Trump, não pela sua posição ideológica, mas sim pelo pragmatismo que pode “ser mal orientado”. O presidente dos Estados Unidos da América diz no entanto que “estas posições e predisposições não combinam com a realidade, e ele [Trump] vai sentir o abanão muito rápido porque a realidade tem uma maneira de se auto-afirmar”.

Descomplicador:

Barack Obama está em “tournée” por vários países europeus, para finalizar o seu segundo mandato na Casa Branca. Numa conferência de imprensa, o ainda presidente americano reafirmou o compromisso de Trump para com a NATO.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *