Jornalistas norte-americanos temem ameaças

Vários jornalistas norte-americanos começam a revelar alguma preocupação com problemas de segurança após a eleição de Donald Trump como presidente norte-americano. O discurso anti-comunicação social que o recém-eleito presidente tem feito ao longo de toda a campanha pode agora trazer problemas à imprensa após a sua eleição.

Donald Trump

O discurso anti-sistema de Donald Trump tem também nos média um dos seus grandes alvos. Agora com a eleição de Trump, as ameaças dos seus apoiantes a membros da comunicação social tem aumentado de tom.

Um editor gráfico do The Wall Street Journal revelou no seu Twitter que foi insultado logo na noite da eleição após deixar a redacção do jornal. Já Mark Joseph Stern, do Slater, escreveu um artigo onde diz ser um jornalista “gay, judeu e que odeia Trump” e revelando que todas as semanas recebe “emails, tweets e mensagens privadas com insultos e onde muitos dizem que “em breve todos nós vamos ter o que merecemos”, revela, preocupado, o jornalista.

Tendo em conta que nos comícios do agora eleito presidente eram vários os apupos dirigidos à comunicação social, os membros da imprensa temem agora receber de forma mais recorrente ameaças por via electrónica.

Um jornalista disse ao Politico que a eleição de Trump depois de tantas críticas à imprensa colocava outra questão para o futuro. “Qual é o motivo que um candidato tem para, a partir de agora, facilitar o trabalho aos jornalistas?” é a pergunta que deixa no ar, colocando em causa a relação da imprensa com a Casa Branca, nomeadamente com o fim de briefings regulares e de acesso a viagens de estado.

Descomplicador:

A comunicação social norte-americana teme a partir de agora um aumento do nível de ameaças à imprensa, tendo em conta as críticas que Donald Trump lançou durante toda a campanha. Vários jornalistas relataram já um aumento de ameaças através de email e das redes sociais e outros temem mudanças na forma de relacionamento da imprensa com a Casa Branca.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *